00:00:00

Infectologista reforça cuidados para se proteger da Covid-19 com a chegada do frio
Com a onda de frio intenso no Estado, a reportagem do ND+ conversou com um médico Infectologista sobre os cuidados que a população precisa ter em períodos mais frios
25/05/2021
Espaço publicitário.

Pixabay/Reprodução

A aproximação da época mais fria do ano acendeu um alerta para os cuidados com as doenças respiratórias. Entre elas está a Covid-19, que em Santa Catarina já vitimou mais de 14 mil pessoas desde o início da pandemia, em março de 2020.

Com a onda de frio intenso no Estado, a reportagem do ND+ conversou com o médico Infectologista, Ricardo Freitas que falou sobre os cuidados que a população precisa tomar para evitar o contágio do coronavírus e de outras doenças respiratórias como a gripe e a pneumonia.

Este será o segundo inverno que enfrentaremos com a pandemia da Covid-19 e é possível dizer que alguns cuidados já se mostraram eficazes no combate ao contágio da doença.

Freitas alerta que não é o frio que afeta o poder de transmissão da Covid-19, mas sim o confinamento e a aglomeração que as pessoas costumam fazer em casa em períodos mais gelados. “É muito importante que mesmo dentro de casa as pessoas mantenham os ambientes arejados e evitem ficar muito aglomerados”, ressalta.

Risco na automedicação

O médico infectologista também falou sobre o risco da automedicação. Segundo ele, o melhor a ser feito é procurar a unidade de saúde mais próxima assim que a pessoa notar algum sintoma de qualquer doença. Ainda conforme o médico, muitas vezes as pessoas procuram atendimento de forma tardia, o que prejudica no tratamento.

Vacina é essencial

O especialista ainda ressaltou a importância das pessoas se vacinarem, não apenas contra a Covid-19, mas também contra a gripe.

Para o médico, apesar do coronavírus ser o principal fator de preocupação, é necessário que não deixem de olhar com atenção para outras doenças respiratórias. “As pessoas estão deixando de lado a vacina da gripe”, alerta.

 


😀 Obrigado pela visita! Deixe seu comentário abaixo.
Últimos Posts


Nenhum programa cadastrado para o horário atual.



     

 


.
© 2024 Todos os direitos reservados.