00:00:00

Na pior crise hídrica dos últimos 91 anos, Brasil terá novo aumento na conta de luz
Baixo volume de chuva afeta reservatórios de hidrelétricas e termoelétricas precisam ser acionadas
26/08/2021
Espaço publicitário.

internet

A conta de luz terá um novo aumento em razão da crise hídrica que afeta o Brasil – a pior dos últimos 91 anos. O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou nesta quinta-feira, dia 26, que uma taxa extra será cobrada dos consumidores. Nesta semana o governo federal também anunciou uma “premiação” a quem economizar energia.

"Temos de enfrentar a crise. Vamos ter de subir a bandeira, a bandeira vai subir. Vou pedir aos governadores para não subir automaticamente [o ICMS da energia elétrica], eles acabam faturando em cima da crise. Temos de enfrentar, não adianta ficar sentado chorando", disse o ministro.

Os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste estão com 22,5% da capacidade de armazenamento. Eles respondem por 70% da capacidade de geração de energia no país. Para piorar, não há perspectiva de chuva forte nessas regiões até meados de outubro.

Diante da situação, as usinas termelétricas, que são mais caras e poluentes, precisam ser ligadas para que o fornecimento de energia não seja interrompido. Apesar de anunciar uma “premiação” pra quem economizar energia, o governo não deu detalhes de qual será o benefício aos consumidores.

 


😀 Obrigado pela visita! Deixe seu comentário abaixo.
Últimos Posts


Nenhum programa cadastrado para o horário atual.



     

 


.
© 2024 Todos os direitos reservados.